O que é uma viagem transformadora e por que você precisa dela

Foi-se o tempo em que viajar era visitar uma nova cidade e seus pontos turísticos ou descansar em um resort de praia. Pessoas no mundo todo estão buscando viagens que tragam experiências inesquecíveis e ainda mais: que tenham propósito e promovam mudanças positivas para elas e para o mundo. Essa é a proposta da viagem transformadora, uma viagem que mexe com os sentidos, as inquietações, promove conexões com pessoas e culturas e tira o viajante da zona de conforto.

“Além de trazer mudanças para os turistas, a viagem transformadora também impacta positivamente na comunidade que os recebe, já que as conexões e trocas entre eles são sempre muito intensas e duradouras”, explica Marianne Costa, diretora da Vivejar. “Fazer uma viagem desse tipo é fazer algo que abra a sua mente e promova questionamentos que são trazidos de volta para a sua rotina diária. É realmente trazer uma valiosa “bagagem” extra de volta”, conta Marianne.

De acordo com o Transformational Travel Council, normalmente há 3 elementos críticos em uma experiência realmente transformadora:

1. Viajar com intenção, abertura e atenção plena

2. Engajar-se em experiências físicas e / ou culturais desafiadoras

3. Tomar tempo para reflexão pessoal e construção de significado

A grande diferença entre a viagem de experiência e a viagem transformadora é que a segunda não é somente sobre você mesmo. Ela é sobre o planeta e todos que estão à sua volta. Além da transformação e crescimento individual, o significado e o propósito fazem com que todos se beneficiem de impactos positivos, sejam eles econômicos, físicos, sociais ou psicológicos.

Os benefícios de uma viagem transformadora

 

Até mesmo as mais simples viagens podem causar mudanças e transformações interiores na gente de diversas maneiras. Muitas vezes é uma simples questão de como vivê-las e do seu momento. Os benefícios e transformações promovidos por uma viagem muitas vezes vão variar de pessoa para pessoa. Mas em uma viagem realmente transformadora, tudo está organizado para que esses benefícios sejam reunidos e potencializados para todos, com atividades e iniciativas que estimulam impactos positivos e provocam mudanças na sua visão de mundo.

Vivências de hospedagem em comunidades ou atividades de artesanato com mulheres artesãs, como as que fazemos em nossas viagens aqui na Vivejar, por exemplo, levam os viajantes a conhecerem de perto a cultura e a realidade de outras pessoas, se aproximarem, descobrirem semelhanças e diferenças e apoiarem a economia local.

Além de se desconectarem das tensões do dia-a-dia, os turistas saem das viagens com novos sentidos de mundo e de si mesmos, novos propósitos e inquietações, novas impressões sobre pessoas e culturas de determinadas regiões e ainda relacionamentos e memórias que ficam marcados para a vida toda.

 

Por Marianne Costa em 16 de abril de 2018.
 
Acesse na íntegra aqui

© 2020, Marianne Costa. All Rights Reserved.