A organização Mulheres do Turismo em Rede promoveu no 3° dia de #AbavExpo 2021 o painel “Mulheres no Mapa do Turismo: uma questão estratégica”. Convidei a empreendedora social Rutti Cutrim, à frente da Mova Experiências, localizada no Maranhão, para ocupar o palco no meu lugar. No final, tudo saiu melhor que a encomenda!A Rutti foi nossa aluna no curso de Turismo Responsável do Instituto Vivejar e contou como o curso a ajudou durante a pandemia a tirar do papel seu empreendimento de impacto, alinhado com as causas e o propósito que ela acredita! Um exemplo de coragem, persistência e alinhamento de valores!
Também estiveram conosco, sobre a mediação da querida Renata Costa, a Maria Júlia, uma verdadeira contadora de histórias e empreendedora à frente do Engenho Triunfo, que transformou positivamente a pequena cidade paraibana de Areia, e Karina Zapata, que contou sobre a Recria experiências Criativas e a importância do trabalho em REDE na economia criativa e turismo!
O painel foi potente demais. Ouvimos relatos de mulheres na audiência que, depois de tudo que ouviram, concluíram que:
1. Não estamos sozinhas. Sabemos que o empreender feminino é muito solitário. No turismo ainda mais! É tão bom sentir que você estamos juntas mesmo distantes!
2. Não somos loucas. Em geral empreendemos de forma inovadora e responsável por aí, mas com certeza ouvindo que “é loucura” o caminho que escolhemos. É comum ouvirmos isso com frequência ao seguirmos nossa intuição! E é confortante perceber que não somos só nós que desafiamos o status quo!
Só consigo me lembrar daquela frase: “Mulheres que se comportam não fazem História”!
Eu complemento: também não mudam o mundo nem provocam transformações significativas!
Registro aqui meu agradecimento a cada mulher e homem que encheu aquela sala e fez ecoar a mensagem de que precisamos ocupar os palcos com mulheres como essas para seguir inspirando!
E anotem aí: na ABAV de 2023 vamos ocupar muito mais que dois painéis! Por aqui vamos tomar a responsabilidade por promover cada vez mais momentos que nutram as MULHERES DO TURISMO EM REDE!